Livro Digital
Modelo de Gestão do Conhecimento
Um modelo de gestão do conhecimento sistêmico descreve a lógica de como uma organização identifica, captura, cria e entrega conhecimento. Para maior abrangência e capilaridade o modelo faz uso das modernas tecnologias da informação e comunicação.
Cristóvam Buarque falando sobre o que deu certo e errado em educação
“Deu certo o lento avanço na universalização, não deu certo o salto necessário para a qualidade. A escola, ampliada, ficou para trás. Três brechas se aprofundam: entre a educação no Brasil e noutros países, entre a educação dos ricos e dos pobres, entre as necessidades de educação e o que a escola oferece.”
Cristóvam Buarque: Senador e ex-ministro da Educação no governo Lula
Sobre o Livro
Este é um livro digital com a aparência de um site. Mas não é um site. É um livro com todas as opções que um site oferece e mais. Permite navegar por páginas de forma independente. Não é um livro linear como os textos digitalizados de um livro. O leitor vai, volta e desvia como quiser de acordo com o seu interesse.
Cada página busca tratar de assuntos específicos e pertinentes, oferecendo links com dados, informações e textos complementares que permitem aprofundar o assunto ou tópico relativo à página consultada. São muitas as opções.
Além de oferecer para cada tópico ou assunto tratado, informações que permitem aprofundar sobre o assunto são oferecidas distintas e até mesmo posições adversas à ideia central do livro. O objetivo é enriquecer a reflexão.
É evidente que a proposta colocada no livro tem um viés advindo das posições dos autores. Mas isto não impede que posições divergentes sejam colocadas e aceitas. A boa divergência é sempre produtiva.
Haverá espaço para críticas e sugestões e, quando necessário, novos tópicos, conteúdos e ideias serão incorporados.
O livro tem um único objetivo: desenhar um sistema de Gestão do Conhecimento Escolar e da Comunidade teoricamente bem fundamentado e factível de ser implementado na escola e comunidade.
Uma das questões importantes a serem abordadas é o aqui chamado de “paradigma da tecnologia digital” que foi gradativamente criado por força das novas tecnologias. Este paradigma fica evidenciado quando é dada mais importância ao instrumento de comunicação do que ao conteúdo veiculado por meio dele. Os modismos consumistas das televisões de última geração e telefonia móvel de “grife” ou smartfones poderosos corroboram o paradigma.
Em decorrência surgem as plataformas voltadas para a educação que não guardam nenhum alinhamento com as políticas curriculares e os processo de ensino das escolas. São meras ferramentas didáticas ou de gestão pedagógica ou administrativa.
Estas plataformas, muito conhecidas e usuais (p. ex. Moodle, dentre outras), são apenas recipientes tecnológicos dos conhecimentos antecipadamente dominados pelos usuários. São excelentes para o fim a que se propõem. Não são destinadas a gestão do conhecimento. Não permitem a busca, aquisição, reformulação e produção de novos conhecimentos. Não é um bom paradigma.
Elas não são um sistema de gestão do conhecimento escolar e da comunidade.
Porém um forte sistema de TI é necessário em termos operacionais e de escala.
PULSARVIDA
Visão e valores da PULSARVIDA em educação
A PULSARVIDA acredita que a educação no Brasil não pode mais ficar somente a cargo de governos e instituições educacionais de carater privado e lucrativo.
Acredta que a sociedade civil organizada é capaz de intervir, em colaboração com outras entidades e empresas, para desenvolver ações em larga escala e com alto impacto educacional e social.
Acredita que a educação possa contribuir em parte, como eixo principal, para a redução das desigualdades sociais e econômicas.
Acredita ainda, junto com a UNESCO no Brasil, que:
A educação para o desenvolvimento sustentável permite a todo ser humano adquirir conhecimento, habilidades, atitudes e valores necessários para formar um futuro sustentável. A escala e a diversidade de seus recursos naturais fazem do Brasil um país de importância-chave em termos da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável.
É desta visão e valores que surge o Projeto de Gestão do Conhecimento Escolar e da Comunidade.
Jóse Aluizio Ferreira Lima
Presidente do Conselho de Administração
PULSARVIDA
Soluções sociais gratuitas
Início da PULSARVIDA
A PULSARVIDA, como entidade associativa de trabalho e desenvolvimento voluntário de projetos em favor da sociedade civil existe de fato, desde meado de 2014, quando um grupo de voluntários iniciou os estudos para a construção do Projeto Pulsar Vida, para melhoria do sistema de transplantes do Brasil. Trabalho apoiado e encubado na AMARBRASIL.Fundada em 2009, a AMARBRASIL é uma entidade associativa não governamental, sem fins lucrativos com atuação em qualquer região do Brasil. A entidade luta de forma verdadeira, transparente e democrática pela construção e fortalecimento de uma sociedade brasileira livre, justa e solidária. Com esse objetivo, defende inúmeras causas a fim de proteger os direitos, bem-estar e sadia qualidade de vida do cidadão, bem como o meio em que vive. A AMARBRASIL não recebe verbas públicas nem está vinculada a partidos políticos.
Originada a partir de um projeto socialmente relevante, suportado pela AMARBRASIL, a PULSARVIDA foi legalmente constituida em janeiro de 2016.
Objetivos
Seus objetivos são:
I – organizar, coordenar ou oferecer transporte aéreo gratuito dedicado de urgência e emergência para pacientes, equipes médicas e de socorro, bem como o transporte de órgãos, tecidos e células para transplantes;
II – organizar, coordenar ou oferecer transporte terrestre e fluvial gratuito dedicado de urgência e emergência para pacientes, equipes médicas e de socorro, bem como o transporte de órgãos, tecidos e células para transplantes;
III – organizar e manter gratuitamente centros de acompanhamento, controle, orientação e apoio para pacientes na lista de espera de transplantes e pós-transplantados;
IV – oferecer gratuitamente cursos de formação, capacitação e treinamento nas áreas de saúde, educação e sustentabilidade ambiental;
V – realizar estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos nas áreas de saúde, educação e sustentabilidade ambiental;
VI – promover e defender a sustentabilidade ambiental.
VII – oferecer apoio técnico e científico nas áreas de saúde, educação e sustentabilidade ambiental.
Ao lado links históricos da PULSARVIDA.
Serviços Sociais Gratuitos
A PULSARVIDA é uma associação da sociedade civil sem fins lucrativos. Isto quer dizer que ela não pode distribuir “lucro” entre os seus associados, embora eles possam ser remunerados por serviços prestados. Mas os membros do Conselho de Adminstração, órgão diregente superior, não recebem nenhuma remuneração.
Todos os recursos obtidos devem ser e são investidos nos projetos e em custos operacionais relativos a manutenção da associação.
Todos os serviços oferecidos pela PULSARVIDA tem finalidade social e são gratuitos. Isto é, nenhum beneficiário final será cobrado pelo atendimento que eventualmente venha receber. Por exemplo, um professor que participe de um curso sobre Gestão do Conhecimento e da Comunidade não pagará nenhuma taxa para para frequentar o curso.
Por lei e estatutariamente a PULSARVIDA não cobra nenhuma taxa do beneficiário final pelo o que oferece.
O que a PULSARVIDA oferece é socialmente relevante e totalmente gratuito para a comunidade.
Equipe do Projeto
Estrutura da Equipe
Todas as equipes que trabalham na OSCIP PULSARVIDA são organizadas com base no estatuto da entidade. O estatuto dispõe sobre a existência de Associado Especialista e Aprendiz. Em decorrência todos os que integram algum projeto da PULSARVIDA são primeiramente associados na forma de especialista ou aprendiz. Os especialistas são pessoas com sólida formação acadêmica ou com experiência comprovada e de sucesso na sua área de atuação. Resumindo: em cada projeto a PULSARVIDA trabalha com especialistas ou aprendizes oriundos do seu quadro de associados na forma estatutária.
Para o Projeto de Gestão do Conhecimento Escolar e da Comunidade as equipes são organizadas da seguinte forma:
- Equipe de Coordenação do Projeto – Equipe de GCEC: formada por cinco associados especialistas e com carater permanente com a finalidade de formular e dar andamento ao projeto;
- Equipe de Especialistas em Educação;
- Equipe de Desenhistas de Interfaces e Desenvolvedores de Software;
- Equipe de TI.
Fora a Equipe de GCEC de carater mais permanente, as equipes serão organizadas gradativamente segundo as etapas do projeto e necessidades.
A forma de trabalho é essencialmente cooperativa ou colaborativa e se realiza por meio da internet ou face a face quando necessário. Uma plataforma de GC interna será disponibilizada para desenvolvimento dos trabalhos das equipes.
Projeto Básico
Indicadores e Desenho
Gestão de Conhecimento Escolar
Propósito do texto básico
O propósito deste texto básico, acessado pelo link ao lado, é descrever um modelo de Gestão do Conhecimento Escolar e da Comunidade aplicável em escolas e redes de ensino. O modelo é formado por cinco componentes:
- direcionadores estratégicos:
visão, missão, objetivos estratégicos, estratégias e metas; - viabilizadores: liderança, tecnologia, pessoas e processos;
- processo de GC: identificar, criar, armazenar, compartilhar e aplicar;
- ciclo KDCA;
- resultados de GC.
A expectativa é que este sistema quando implantado seja um fator de modernização das escolas e da melhoria qualitativa do ensino.
Aprendizagem Móvel
A aprendizagem móvel é uma das principais estratégias de aprendizagem a ser disponibilizada pelo sistema de Gestão do Conhecimento Escolar e da Comunidade. Ela garante ubiquidade e capilaridade para compartilhamento de conhecimento. Alunos e comunidade terão acesso a objetos do conhecimento em qualquer tempo e lugar e poderão produzir os seus próprios conteúdos utilizando telefonia móvel com acesso a internet. Docentes poderão disponibilizar atividades de aprendizagem, controlar a sua realização pelos alunos e poderão produzir, ainda, objetos de aprendizagem em qualquer lugar a qualquer hora. Gestores poderão acessar o sistema para dar andamento a suas atividades administrativas e pedagógica. Especialistas poderaõ prestar apoio a qualquer hora, quando necessário e conveniente.
Posicionamentos da ADL e UNESCO:
ADL
“Ambos, os alunos e os dispositivos devem ser considerados, a fim de fornecer uma visão mais flexível da aprendizagem móvel.
Ao contrário de outras tecnologias de aprendizagem, a aprendizagem móvel é a única que pode acomodar tanto a aprendizagem formal e informal por meio de aprendizagem colaborativa ou individual, e dentro de praticamente qualquer contexto.”
UNESCO
“Aprendizagem móvel, também chamada em Inglês “m-learning” oferece métodos modernos para apoiar o processo de aprendizagem através de instrumentos móveis, tais como laptops e tablets de computadores, MP3 players, telefones inteligentes (smartphones) e telefones celulares. A aprendizagem móvel, personalizada, portátil, cooperativa e interativa e colocada no contexto, apresenta características únicas que não têm a aprendizagem tradicional, utilizando ferramentas eletrônicas (e-learning). Enfatiza o acesso ao conhecimento, no momento certo, uma vez que por meio dela a aprendizagem pode ocorrer em qualquer lugar e em todos os momentos. Assim, enquanto dispositivo de aprendizagem formal e informal, ela tem um enorme potencial para transformar as ofertas educacionais.”